Notícias Acontece

Café com Ciência aborda a importância do exercício físico

Acontece na ACIC

Data 28/09/2017 Texto ACIC Compartilhe
Café com Ciência aborda a importância do exercício físico

A mudança nos hábitos de vida desde o período do Homo Sapiens é, sem dúvida, um dos fatores que contribuem com o excesso de peso. Conforme o especialista em Fisiologia do Exercício e mestre em Ciências da Saúde João Annibal Queiroz, que ministrou o encontro do Café com Ciência, na noite desta quarta-feira, 27, na Associação Empresarial de Criciúma (Acic), o corpo do ser humano não foi feito para ser obeso. “ Na era pré-histórica, os próprios hábitos de sobrevivência do homem exigiam um esforço muito grande, ao contrário das facilidades da vida moderna atual”, observa Queiroz.


De acordo com dados apresentados pelo especialista, a falta de atividade física é o quarto na lista dos principais fatores de risco que contribuem para a mortalidade global, sendo responsável por 6% dos óbitos no mundo. No Brasil, 11 milhões de pessoas, com faixa etária acima de 15 anos, são sedentárias.


Queiroz destacou ainda a importância de se distinguir atividade física e exercício físico. “Atividade física é tudo aquilo que fizemos no dia a dia que gaste mais energia que o repouso. Já o exercício físico é tudo que programamos para ser executado”, explica.


Outra informação importante destacada pelo profissional diz respeito as calorias. Os estudos mostram que não importa a quantidade de calorias que consumimos e sim o tipo de gordura que ingerimos. “A salada de frutas tem vários nutrientes que são essenciais para o nosso corpo. A gordura deste alimento é transformada em energia ao contrário, por exemplo, do pão e da cerveja, carboidratos simples, que ao serem ingeridos se transformam diretamente em gordura no corpo”, explica.


A dica do especialista é realizar de 10 a 30 minutos de algum exercício físico diariamente para contribuir com a qualidade de vida e a prevenção de doenças.


Café com Ciência

O evento é uma promoção do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da Unesc e da Acic voltada para toda a comunidade. O objetivo é estabelecer um diálogo informal com a população, levando informações e orientações a respeito da saúde que possam contribuir para a vida das pessoas. Os encontros ocorrem todos os meses sempre na sede da associação, com professores e pesquisadores da universidade.

 

Deize Felisberto
Assessoria de Imprensa da Acic