Fiesc defende informatização do sistema de pedágio

Data 07/11/2018 Texto ACIC Compartilhe
pedágio

A implantação do pedágio na BR-101 Sul foi o tema da reunião realizada n tarde desta quarta-feira, 07, na Associação Empresarial de Criciúma (Acic), envolvendo prefeitos e empresários. A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) apresentou um parecer técnico dos documentos do programa de exploração rodoviária da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Durante a explanação, o secretário executivo da Câmara de Transporte e Logística da Fiesc, Edigio Antônio Martorano, disse que a entidade defende a informatização do sistema de pedágio, com a instalação do sistema “free flow”, que cobra do usuário por quilometro rodado, o que segundo ele, seria uma forma mais justa.

Durando o encontro o consultor técnico da Fiesc, Ricardo Saporiti, apresentou um comparativo entre o trecho do Sul e o trecho Norte da rodovia, que já tem pedágio implantado. No Norte, o pedágio foi implantado em 2008, com um total de 406 Km, com cinco pedágios. “Estão falando em quatro, mas existe um pedágio em São José dos Pinhais, no Paraná, que equivale ao mesmo trecho concedido”, informou.

No trecho Sul são 220,5 Km com quatro praças de pedágio e o valor do quilômetro rodado será de R$ 0,07019, segundo dados de novembro de 2016, com investimentos de R$ 2,907 bilhões. Segundo Saporiti, quanto menos praças de pedágios, mas irá se pagará em cada praça, já que o valor do pedágio é calculado conforme quilômetro rodado. Saporiti disse ainda que uma forma de diminuir o preço da tarifa seria reduzir os investimentos na rodovia por parte da empresa que vencer o leilão. “É um questionamento difícil de responder”, falou, lembrando que as melhorias na rodovia também são necessárias.

Para o presidente da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) e prefeito de Siderópolis, Hélio Roberto Cesa, o Alemão, a reunião foi importante para dar subsídio para a comissão responsável pela elaboração do documento que será encaminhado à ANTT. “Esse documento será encaminhado também aos deputados eleitos e as lideranças políticas da nossa região para que tenhamos união e força para mudar esse quadro”, disse o presidente. O presidente da Amrec saiu satisfeito da reunião, já que o consultor da FIESC garantiu que a concorrência no leilão pela concessão da rodovia deve ser grande, o que deve reduzir o valor estimado hoje, que é de R$ 3,97.

Para o representante da Acic na reunião, o engenheiro Édio Castanhel, a palestra técnica, mostrou que os estudos apresentados pela ANTT estão corretos. “Vai nos ajudar nas tomadas de decisão, mas ainda não temos consenso de números de praças e dos investimentos que são solicitados”, destacou.

A comissão que está elaborando o documento volta a se reunir nesta quinta-feira, às 17h, na ACIC. A comissão é formada por representantes dos prefeitos (prefeito de Lauro Müller, Valdir Fontanela), das associações empresariais, das câmaras de dirigentes lojistas. Durante o encontro desta quarta-feira tarde foi decidido incorporar na comissão os secretários de infraestrutura de Criciúma e de Içara, representando os municípios que são cortados pela BR-101.

Tarifa básica do pedágio – R$ 0,07019/km

Trecho/ Percentual de arrecadação por praça

Laguna (km 298)...77,3km - R$ 5,43 - 37%

Tubarão (km346)...55 km - R$ 3,86 - 27%