Prêmio Acic de Jornalismo reconhece melhores reportagens de 2018

Data 06/12/2018 Texto ACIC Compartilhe
premio

O Sul de Santa Catarina conheceu na noite desta quarta-feira, 05, os vencedores da 18ª edição do Prêmio Acic de Jornalismo. Foram reconhecidos com as melhores reportagens do último ano jornalistas, acadêmicos de jornalismo e fotógrafos em 10 categorias: Televisão, Jornal Impresso, Rádio, Webjornalismo, Fotografia, Educação para o Futuro, A Força da Indústria, Reportagem Geral, Trabalho Acadêmico e Unesc 50 Anos. A premiação recebeu 130 trabalhos inscritos em 2018 e distribuiu mais de R$ 20 mil em premiações.

“A imprensa da região diariamente noticia o que acontece da nossa entidade e este prêmio é também uma forma de agradecermos esse trabalho, além de valorizar as potencialidades da região. Agradecemos a participação de todos os profissionais que a cada ano estão conosco”, ressalta o presidente da Acic, Moacir Dagostin.

O vice-presidente da Regional Sul da Fiesc, Diomício Vidal, ex-presidente da Acic, relembra o começo da iniciativa empresarial. “Quando em 2000 criamos o Prêmio Acic de Jornalismo foi justamente, buscando a aproximação dos profissionais da imprensa com a entidade. A cadeia produtiva precisava melhorar seu envolvimento com a imprensa e hoje quando vejo essa plateia, fico emocionado. Em 18 anos, esse prêmio tornou-se tão participativo e com um alto nível de qualidade dos conteúdos, mostrando toda a capacidade da nossa região”, observa Vidal.

Categoria especial e
homenagem à Unesc

Neste ano, a tradicional iniciativa do Sul Catarinense entregou uma premiação especial,"Unesc 50 anos". Com a reportagem “Unesc: de oportunidades a sonhos realizados”, o jornalista Matheus Reis, do Jornal Diário de Notícias, foi o vencedor da categoria e recebeu das mãos da reitora Luciane Ceretta a premiação.

A Acic ainda homenageou toda a contribuição da universidade no desenvolvimento de Criciúma e região com a entrega de uma obra de arte com mosaico que reproduz o símbolo comemorativo dos 50 anos da Unesc. “Não poderíamos finalizar esse ano sem marcar também a homenagem da Acic para a Unesc, uma instituição que envolve educação, cultura, saúde, comunidade, família, prestação de serviços e conduz para todos nós essa formação acadêmica que é tão importante. Só temos a agradecer e reiterar nossos parabéns”, reforça o presidente da Acic.

A reitora da Unesc, Luciane Ceretta, parabenizou os premiados da noite e agradeceu a homenagem da Acic. “É uma homenagem lindíssima e indescritível que a nossa Acic nos oferece num momento tão importante onde a imprensa da nossa região também é agraciada. Muito obrigada ao presidente da Acic e a todos que ajudam a construir a Unesc”, destaca.

Premiações
Os primeiros colocados receberam R$ 1,5 mil em reconhecimento. Já os segundos e terceiros colocados a quantia de R$ 900 e R$ 600, respectivamente. Além dos valores em dinheiro, os vencedores receberem ainda troféus, certificados e bolsa de estudo para curso de idiomas. O vencedor da categoria Reportagem Geral foi contemplado com um tablet.

O 18º Prêmio Acic de Jornalismo tem como patrocinadores: Unesc, Satc, Sicredi, Sinquisul, Siecesc, Fiesc, Facisc, RockFeller, Empresas Rio Deserto e Saint Bier.

Vencedores de 2018

Categoria Trabalho Acadêmico

1º Lugar - Além dos Fronts - Relatos da Segunda Guerra no sul de SC

Leonardo Caprara e Érik Behenck – FACULDADE SATC