Prêmio ACIC de Matemática A ACIC

Prêmio ACIC de Matemática

 

REGULAMENTOS PRÊMIO ACIC DE MATEMÁTICA 2018

 

GABARITOS PRÊMIO ACIC DE MATEMÁTICA

Acesse aqui as provas e gabaritos dos anos anteriores

O PRÊMIO

O Prêmio ACIC de Matemática é promovido pela Associação Empresarial de Criciúma – ACIC e apoiado pela Secretaria de Educação do Município de Criciúma e Gerência Regional de Educação do estado de Santa Catarina, com o objetivo de promover a valorização da matemática na vida cotidiana da sociedade. Configura-se como mais uma ação da ACIC em prol da educação, onde se busca, primeiramente, diagnosticar a qualidade do ensino e o desempenho dos alunos nas escolas municipais e particulares.

Na sua primeira edição, em 2014, atingiu 1,8 mil alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Em sua segunda edição, realizada em 2015, foi ampliado, atingindo estudantes dos 5º e 6º anos das escolas municipais, estaduais e particulares de Criciúma, bem como das escolas municipais do município de Siderópolis. Já em 2016, a premiação atingiu 74 escolas e 6,7 mil alunos. Em 2017, participam 12 mil estudantes matriculados nos 5º, 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental, envolvendo, além de Criciúma, municípios de Siderópolis, Cocal do Sul, Içara e Nova Veneza.
Neste ano de 2018, o Prêmio ACIC de Matemática chega em uma fase relevante. A premiação concluirá o primeiro ciclo do projeto com a inclusão dos estudantes dos nonos anos do Ensino Fundamental, o que permitirá avaliar a evolução do desempenho na aprendizagem de Matemática no período de cinco anos. Participarão neste ano mais de 17 mil alunos de 110 escolas que atuam nos cinco últimos anos do Ensino Fundamental das cidades de Criciúma, Siderópolis, Içara, Cocal do Sul e Nova Veneza. Com os resultados obtidos no concurso é possível desenvolver ações para os anos subsequentes, em tempo hábil e ainda em fase de aprendizado. Além disso, parte-se do princípio de que o raciocínio lógico é a base da inovação, uma outra bandeira defendida pela entidade, e que pode ser encarada como uma oportunidade de descoberta de novos talentos para o futuro.

As avaliações do Prêmio ACIC de Matemática ocorrem em duas etapas, onde os alunos que superarem a nota mínima na primeira etapa (prova de múltipla escolha) seguem para segunda etapa, uma avaliação discursiva.