Notícias
Literatura e música se unem no Projeto Cultura Acic
00:00:00 - 21/06/2024
Lançamento do livro “Quem tem Medo da Cultura”, de Edson Busch Machado, contará com apresentação do Duo Cerqueira-Alexandre, nesta quinta-feira
Um encontro entre literatura e música dará sequência à programação em celebração aos 80 anos da Associação Empresarial de Criciúma (Acic). Por meio do Projeto de Cultura da entidade, ocorrerá nesta quinta-feira, 27, o lançamento do livro “Quem tem Medo da Cultura”, de Edson Busch Machado, que contará com apresentação do concerto “Música: Encanto e Graciosidade”, do Duo Cerqueira-Alexandre.
O evento será realizado no Auditório Jayme A. Zanatta, a partir das 20 horas. “A cultura é uma parte essencial da história da Acic e por isso estará presente em diversos momentos neste ano em que celebramos oito décadas de atuação”, ressalta o presidente da Acic, Valcir José Zanette.
“Ao longo de sua trajetória, o Cultura Acic tem evidenciado diversas formas de manifestação artística e, sempre que possível, promovido encontros entre elas, como nesta noite de celebração”, destaca a coordenadora do projeto, Iara Gaidzinski.
Da pandemia, a inspiração
Artista visual, curador de exposições, jornalista, gestor cultural e operário da cultura, Edson Busch Machado foi um grande observador e provocador das diferentes facetas da arte durante toda sua trajetória profissional. Mas a ideia de reunir e contar essa jornada em um livro veio apenas em 2020.
Isolado socialmente por conta da pandemia de covid-19, o autor aproveitou esse período para mergulhar no seu acervo pessoal, presente na sua casa/museu, na tentativa de organizar gavetas, armários, arquivos, estantes, mapotecas, pastas de documentos, baús, caixinhas e caixotes com papéis diversos.
O que ele não imaginava era que esse garimpo renderia surpreendentes redescobertas. “Ali estavam textos e artigos que escrevi e publiquei durante décadas sobre artes visuais, dança, cinema, fotografia, patrimônio histórico, gestão cultural, economia criativa, leis de incentivo, viagens, diplomacia, comportamento e generalidades”, comenta o escritor.
“Percebi que esse farto e raro material iconográfico, nas mãos e às vistas de estudiosos, pesquisadores e curiosos em geral, poderia proporcionar boas e didáticas informações.”, acrescenta.
Assim nascia a obra, que tem cerca de 600 páginas e 2 mil citados entre artistas, museus e instituições de cultura, a maioria catarinense. No próximo mês, o livro será lançado também em São Joaquim e Jaraguá do Sul.
Do romantismo europeu ao tango argentino
Já o concerto "Música: Encanto e Graciosidade" é um dos projetos do Duo Cerqueira-Alexandre em 2024. Reúne obras de compositores europeus e sul-americanos, indo do clássico ao popular, unindo o encanto e romantismo das obras de Schubert, Bruni e Fuchs e a graciosidade das músicas de Gardel e Piazzolla.
A apresentação marca o retorno do Duo Cerqueira-Alexandre ao Cultura Acic. O conjunto de música de câmara é composto pelo violinista Josenir Alves Cerqueira Júnior e o violista Jaison Alexandre de Oliveira, dois jovens que trilharam juntos o caminho da música e apresentam ao público a música de câmara com peças para dois instrumentos, a viola e o violino.
Esta será a primeira apresentação do concerto “Música: Encanto e Graciosidade” e a segunda ocorrerá no dia 18 de julho, às 19h30, também na Acic. Para dar seguimento ao projeto e levar música erudita de qualidade e de forma gratuita a seus espectadores, o duo ainda busca parcerias.
Texto: Andréia Limas
Deize Felisberto
Assessoria de Imprensa da Acic
Galeria de imagens:
Notícias relacionadas
Notícias
Geral
Encontro reforça o movimento “Morro dos Cavalos – Solução Já!”
Notícias
Geral
Geração de empregos no Sul do Estado mostra reação em outubro
Notícias
Geral
Na Acic, Governo do Estado anuncia investimentos para Criciúma
Notícias
Geral
Acic em Movimento discute a união entre diferentes gerações no trabalho