Notícias
Associação Industrial de Belluno busca parceria com a Acic para fortalecer laços internacionais
00:00:00 - 09/01/2025
Uma reunião foi realizada na sede da entidade criciumense, nessa quarta-feira (8), para discutir um possível convênio entre as associações
A diretoria da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) recebeu a visita de um representante da Associação Industrial da região de Belluno, na Itália, o Consigliere Comunale (equivalente a vereador) da cidade, Roberto Ferro, propondo uma parceria entre as entidades. A reunião que foi realizada nessa quarta-feira (8) na sede da Acic contou também com a participação, via online, da chefe do Consulado Geral da Itália de Curitiba, Eugenia Berti. O objetivo foi avançar em uma parceria que facilite o intercâmbio de tecnologias e oportunidades de mercado entre empresas catarinenses e italianas.
O presidente da Acic, Franke Hobold, acredita na importância de ampliar horizontes para as empresas da região. A proposta italiana pode complementar um dos pilares promovidos pela entidade, a internacionalização.
“Uma das metas da associação é apoiar as empresas na questão da internacionalização. Sempre dizemos que elas precisam buscar uma parte de sua renda ou tecnologia fora do Brasil. Isso aprimora os produtos, os comércios e a empresa como um todo. Queremos abrir portas para intercâmbios como esse que está sendo proposto,” afirmou Hobold.
Itália como parceiro ideal
O ex-presidente da Acic e empresário, Olvacir Fontana, que intermediou encontro, acredita que essa conexão com a Itália, pode gerar muitos frutos em um futuro próximo. “Estamos iniciando o ano com uma grande oportunidade. Podemos fortalecer nossas empresas, gerar empregos, melhorar nossos produtos com tecnologia italiana e ampliar a troca comercial entre as regiões”, ressaltou Olvacir Fontana.
Segundo Hobold, a Itália é conhecida pela sua eficiência em produção industrial e foi apresentada como uma referência estratégica. Ele acredita que a parceria pode abrir caminhos tanto para a transferência de tecnologia quanto para novas oportunidades de negócios internacionais.
“A Itália sempre foi um país com muita tecnologia, especialmente em equipamentos e produtos diversos. Podemos aprender com eles e, ao mesmo tempo, oferecer produtos daqui para aquele mercado,” completou o presidente da Acic.
Além do presidente Franke Hobold e dos representantes da Itália, também participaram da reunião, a vice-presidente da Acic, Grasiela Moretto, membros da diretoria e empresários convidados.
Deize Felisberto
Assessoria de Imprensa da Acic
Galeria de imagens:
Notícias relacionadas
Notícias
Geral
Encontro reforça o movimento “Morro dos Cavalos – Solução Já!”
Notícias
Geral
Geração de empregos no Sul do Estado mostra reação em outubro
Notícias
Geral
Na Acic, Governo do Estado anuncia investimentos para Criciúma
Notícias
Geral
Acic em Movimento discute a união entre diferentes gerações no trabalho