Notícias
Celebrando dez anos, Cultura Acic inicia ações de 2025
00:00:00 - 05/03/2025
Programação comemorativa terá início no dia 11 de março, com a abertura da exposição Meu Olhar, do artista Geraldo Gomes Góes
O ano de 2025 será especial para o projeto de Cultura da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), pois marca dez anos da iniciativa que busca aproximar a comunidade da arte e valorizar os talentos locais. Em celebração a essa trajetória, uma extensa programação comemorativa foi elaborada, com início em março.
“A Acic celebrou 80 anos de história em 2024 e neste ano será a vez de celebrarmos esse projeto tão relevante para o cenário cultural de Criciúma e região. A diretoria sente-se honrada em dar sequência ao Cultura Acic, reconhecendo a importância dessa área para o desenvolvimento socioeconômico”, declara o presidente da entidade, Franke Hobold.
Criado em julho de 2015, o projeto tem como mentor o médico Benito Gorini Borges. “Sou um apreciador da arte e tinha o desejo de compartilhá-la com mais pessoas, tornar o acesso mais fácil, e essa ideia encontrou na Acic o apoio necessário para virar realidade”, comenta.
Desde o início, o projeto é desenvolvido por um grupo de voluntários, sob a coordenação de Iara Gaidzinski. “A mostra Arte Pictória Medieval e Renascentista foi a primeira realização do projeto, que se fortaleceu ao longo dos anos, se consolidou e deu espaço a diferentes manifestações artísticas e a trabalhos maravilhosos. Estamos muito felizes com o que foi construído, mas projetamos muitas outras realizações”, ressalta Iara.
A equipe do projeto é composta também pela diretora executiva da Acic, Maria Julita Volpato Gomes, e pela empresária Maria Salete Budni Milanezi.
Meu Olhar
A programação comemorativa pelo décimo aniversário do Cultura Acic terá início no dia 11 de março, com a abertura da exposição fotográfica Meu Olhar, do artista Geraldo Gomes Góes.
“Esses trabalhos mostram a minha paixão pela fotografia e pela arte. Comecei a me interessar pela fotografia nos anos 1980, fazendo fotos nos jogos de vôlei que participei por Santa Catarina e nos acampamentos pelas praias do litoral catarinense. Nos anos 1990, com o casamento, filhos e muitas viagens pelo Brasil e exterior, as fotos se multiplicaram”, relata Góes.
Ele conta que a ideia de transformar as imagens em obras de arte surgiu dos elogios recebidos com as publicações das fotografias nas redes sociais. “Fazer parte do Cultura Acic é um grande reconhecimento do meu trabalho e dedicação. E abrir a programação no ano em que o projeto completa dez anos é um momento especial e de orgulho para mim”, salienta.
A exposição é um projeto beneficente. Quem adquirir uma obra fotográfica automaticamente estará ajudando o Asilo São Vicente de Paulo, de Criciúma. As obras estão disponíveis para aquisição no endereço https://loja.infinitepay.io/tres_g.
Programação
Os trabalhos ficarão expostos na galeria de arte da Acic até 30 de abril, com visitação gratuita. Entre os dias 6 de maio e 3 de junho, o público poderá conferir as obras do artista Raul Galli. Já entre os dias 5 e 30 de junho, o Cultura Acic receberá uma exposição do Instituto Alouata, com ilustrações que compõem o livro Mamíferos do Entorno da Reserva Biológica Estadual do Aguaí.
No mês de julho, a ideia é reunir todas as manifestações artísticas que passaram pelo projeto ao longo dos dez anos: literatura, dança, música, cinema, escultura, pintura, tapeçaria, fotografia, arte musiva e diálogos.
Ainda em 2025, o projeto trará uma mostra evidenciando o setor cerâmico e uma exposição alusiva aos 100 anos de emancipação de Criciúma.
Deize Felisberto
Assessoria de Imprensa da Acic
Galeria de imagens:
Notícias relacionadas
Notícias
Geral
Encontro reforça o movimento “Morro dos Cavalos – Solução Já!”
Notícias
Geral
Geração de empregos no Sul do Estado mostra reação em outubro
Notícias
Geral
Na Acic, Governo do Estado anuncia investimentos para Criciúma
Notícias
Geral
Acic em Movimento discute a união entre diferentes gerações no trabalho