Evolução do Criciúma +25 é apresentada aos diretores da Acic

Notícias

Evolução do Criciúma +25 é apresentada aos diretores da Acic

00:00:00 - 02/05/2025

Secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Thiago Fabris, apresentou dados já levantados e destacou ações a serem projetadas a partir dos estudos em andamento

 

A evolução do Criciúma +25, planejamento do município com foco nos próximos 25 anos, foi apresentada aos diretores da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) na reunião de diretoria desta semana, pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Thiago Fabris.

 

O gestor apresentou dados já levantados e destacou ações a serem projetadas a partir dos estudos em andamento, realizados em parceria com a Diretoria de Planejamento Urbanístico e que reúnem representantes do poder público, setor produtivo, universidades, organizações sociais e técnicos da área de urbanismo.

 

“Foi muito importante essa participação do secretário, para compartilhar conosco os números e as tendências que são observadas para o futuro do município. Percebemos que é fundamental preparar a cidade para o crescimento que se projeta”, considera o presidente da Acic, Franke Hobold.

 

A iniciativa tem como objetivo elaborar, de forma participativa, um plano de desenvolvimento de longo prazo, estruturado com base em dados técnicos, diagnóstico populacional, escuta qualificada e alinhamento com os princípios de sustentabilidade, inovação e responsabilidade social.

 

Um grupo de trabalho multissetorial será responsável por consolidar as propostas debatidas e articular os projetos prioritários do planejamento Criciúma +25, a partir de seis eixos estratégicos: Desenvolvimento Econômico e Inovação, Planejamento Urbano, Educação, Saúde, Turismo, Esporte e Cultura e Assistência Social.

 

“A ideia é entregarmos esse documento para a sociedade em novembro e transformá-lo em projeto de lei, para que isso seja acompanhado ao longo dos anos, independentemente da gestão do município”, antecipou Fabris.

 

População

 

A primeira etapa engloba o planejamento urbano, área para a qual já foram elencadas as macrotendências, indicadores econômicos e projeções, conforme detalhado pelo secretário na reunião.

 

Entre os dados citados por Fabris estão as projeções para Criciúma nos próximos anos, como a densidade demográfica. Em 2023, o município tinha em média 944 habitantes por quilômetro quadrado, número que pode chegar a 1.426 até 2050.

 

De acordo com os estudos, a população, estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 225 mil habitantes no ano passado, pode alcançar 336 mil nos próximos 25 anos. “Temos um processo forte de imigração há alguns anos e devemos observar um volume ainda maior nos próximos anos. É um desafio preparar a cidade para esse crescimento”, ressaltou o secretário.

 

Indicadores econômicos

 

Fabris também apresentou alguns indicadores econômicos de Criciúma, como o PIB, que foi de R$ 10,1 bilhões em 2021 (dado mais recente divulgado pelo IBGE), o oitavo maior do Estado.

 

No comércio internacional (exportações e importações), o município movimentou mais de US$ 631 milhões em 2024 e também se destacou na geração de empregos formais, liderando o acréscimo de vagas na Região Carbonífera.

 

Criciúma ainda ostenta o título de cidade mais empreendedora de Santa Catarina e está em quarto lugar em competitividade no Estado. Entre os municípios catarinenses, ocupa a décima posição no Valor Adicionado. Em 2023, o Valor Adicionado do município chegou a R$ 7,15 bilhões, dos quais, R$ 3,92 bilhões vindos da indústria.

 

 

Texto: Andréia Limas
Deize Felisberto
Assessoria de Imprensa da Acic

Galeria de imagens:

Cookies personalizados

Necessários (2)

Cookies necessários são essenciais para o funcionamento do site, sem eles o site não funcionaria adequadamente. (Ex. acesso a áreas seguras do site, segurança, legislação)

 
Gerenciador de cookies
www.acicri.com.br
 
Marketing (2)

Cookies de marketing, ou propaganda rastreiam a navegação dos visitantes e coletam dados a fim de que a empresa possa criar anúncios mais relevantes, de acordo com tal comportamento.

 
Facebook Pixel
DoubleClick
 
Estatísticas (1)

Cookies de estatísticas, ou analytics traduzem as interações dos visitantes em relatórios detalhados de comportamento, de maneira anonimizada.

 
Google Analytics
 

Aviso de cookies

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Para mais informações sobre quais tipos de cookies você pode encontrar nesse site, acesse "Definições de cookies". Ao clicar em "Aceitar todos os cookies", você aceita o uso dos cookies desse site. Portal de privacidade.