Notícias
Segunda edição do ESG Summit Sul Catarinense destaca desafios e oportunidades para práticas sustentáveis
00:00:00 - 22/05/2025
Evento promovido pelos Núcleos de Sustentabilidade e Compliance e de Marketing da Acic ocorreu nesta quinta-feira, na sede da entidade empresarial
A sede da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) foi palco, nesta quinta-feira, 22, da segunda edição do ESG Summit Sul Catarinense. O evento, promovido pelos Núcleos de Sustentabilidade e Compliance e de Marketing da entidade, reuniu empresas, profissionais e especialistas para discutir os desafios e oportunidades na adoção de práticas sustentáveis, sociais e de governança no ambiente corporativo.
Voltado tanto para organizações que já aplicam políticas ESG quanto para aquelas que desejam iniciar essa jornada, o encontro teve como objetivos fomentar networking qualificado, gerar conhecimento prático e apontar novas direções para ações sustentáveis nas empresas da região.
Para a gerente executiva da Acic, Julita Volpato, iniciativas como essa fortalecem o papel do associativismo. “A Acic se sente engrandecida quando tem movimentos dessa envergadura, trazidos e cocriados pelos núcleos. Eles nascem com a responsabilidade de promover conhecimento, inovação e discutir temas relevantes”, afirma.
A conexão entre ESG e biodiversidade foi um dos temas debatidos. Paulo Cadallora, coordenador do Instituto Alouatta, lembrou que a Reserva do Aguaí, uma das maiores unidades de conservação do Estado, está a poucos quilômetros de Criciúma e fornece grande parte da água consumida na região.
“Às vezes, a biodiversidade parece distante do mundo das empresas, mas ela está aqui do lado. E a água, essencial para a vida, é um bem que precisa estar sempre na nossa pauta”, entende.
Palestras nacionais
O evento contou com palestras de profissionais de referência nacional, que compartilharam experiências e práticas bem-sucedidas na área, contribuindo para o fortalecimento do conhecimento e da cultura sustentável entre os participantes.
Nomes como Rodrigo Gaspar, Rogério Meira, Ricardo Cavallo, Sandro Eduardo, Letícia Zanini e Nelson Cordeiro compartilharam visões estratégicas e inspiradoras sobre os impactos e as oportunidades do ESG nas organizações.
O co-CEO do Sistema B, Rodrigo Gaspar, acredita que Criciúma possui um terreno fértil para a inovação e, principalmente, para um olhar regenerativo sobre a economia. “Vim aqui com a missão de fortalecer ainda mais esta jornada para a mudança”, apontou.
“O público mostrou muito engajamento e nos deu um feedback muito positivo, de que o evento ofertou o que eles queriam, tanto pela qualidade dos palestrantes quanto pelos assuntos abordados”, ressalta a coordenadora do Núcleos de Sustentabilidade e Compliance, Regina Freitas Fernandes.
Curso
Regina comenta que, todos os anos, é elencado um tema de trabalho no Núcleo e, assim como em 2024, para este ano foi escolhido o ESG. “Além desse evento, teremos outro no segundo semestre e um curso nesta sexta-feira, 23”, descreve.
O curso “Introdução à ABNT PR 2030 - Conhecendo o ESG” também será realizado na Acic, tendo como facilitador Nelson Cordeiro, instrutor da ABNT desde 1998 e auditor Líder em ESG, Sistemas de Gestão da Qualidade, Meio ambiente e Segurança e Saúde Organizacional.
O conteúdo incluirá a importância do ESG; a integração do ESG na organização (eixos, temas, critérios e jornada); modelo de avaliação/estágios de maturidade.
Deize Felisberto
Assessoria de Imprensa da Acic
Galeria de imagens:
Notícias relacionadas
Notícias
Geral
Encontro reforça o movimento “Morro dos Cavalos – Solução Já!”
Notícias
Geral
Geração de empregos no Sul do Estado mostra reação em outubro
Notícias
Geral
Na Acic, Governo do Estado anuncia investimentos para Criciúma
Notícias
Geral
Acic em Movimento discute a união entre diferentes gerações no trabalho