Notícias
Acic renova compromissos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
00:00:00 - 29/05/2025
Associação Empresarial de Criciúma recebeu o Selo ODS 2025 nesta semana, em solenidade realizada em sua sede
A Associação Empresarial de Criciúma – Acic renovou os compromissos de adesão ao Movimento Nacional ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), sendo reconhecida com o Selo ODS 2025. Após relatar as ações realizadas no decorrer do ano passado, bem como a conexão das práticas com a Agenda 2030, a entidade recebeu a comprovação esta semana, em solenidade ocorrida em sua sede.
Na ocasião, promovida pelo Comitê Local de Criciúma, a Associação foi representada pela gerente executiva, Julita Volpato. A Acic também integra a coordenação do comitê para a gestão 2025/2027, com a jornalista Deize Felisberto, coordenadora de Comunicação. A coordenação geral é do professor Abel Corrêa de Souza, que representa a Unesc.
“A Acic é signatária do Movimento Nacional ODS desde 2019, por entender que o único desenvolvimento possível é o sustentável. Não há como se desenvolver plenamente sem levar em consideração os aspectos sociais e ambientais, além dos econômicos”, considera o presidente da entidade, Franke Hobold.
“Ao aderir ao movimento, reconhecemos a importância da atuação da Acic como incentivadora do desenvolvimento sustentável e promovemos ações que replicam esse compromisso e ampliam a divulgação dos ODS. Entre elas, destacam-se iniciativas que impactam diretamente a educação e o futuro da nossa região, como o Prêmio Acic de Matemática e o Prêmio Acic da Língua Portuguesa, além da criação dos Núcleos de Sustentabilidade, Compliance e do Terceiro Setor”, acrescenta.
ODS 4 – Educação de qualidade
Entre as ações da Associação Empresarial de Criciúma no sentido de qualificar a educação básica, está o Prêmio Acic de Matemática, que teve a oitava edição concluída em 2024, com a participação de 22,5 mil alunos do quinto ao nono ano do ensino fundamental, de 141 escolas públicas municipais e estaduais de 12 municípios.
Também em 2024, o Prêmio Acic de Língua Portuguesa ganhou sua primeira edição, com o projeto piloto aplicado a estudantes de escolas públicas municipais de Criciúma.
ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico
Alinhado ao ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico, há mais de uma década a Acic oferece um ambiente de conexão e oportunidades para empresas e profissionais da região Sul, com abrangência nacional, a Rede de Talentos.
A ferramenta tem sido uma grande aliada no dia a dia da área de gestão de pessoas, trazendo ainda mais assertividade e praticidade no recrutamento e seleção às empresas, agilizando o processo de contratação, se tornando uma importante fonte de informações para a tomada de decisão das organizações.
ODS 12 – Consumo e produção responsáveis
Instituído em 2019, o Núcleo de Sustentabilidade e Compliance tem entre suas principais ações o projeto Selo de Melhores Práticas de Sustentabilidade Ambiental, que reconhece iniciativas voltadas à preservação da natureza e à responsabilidade social e está alinhado ao ODS 12 – Consumo e produção responsáveis.
Aos profissionais, representa uma excelente oportunidade de ingressar no mercado de trabalho ou de buscar uma nova colocação. Tanto para os profissionais quanto para os associados da Acic, o uso da plataforma é gratuito.
ODS 17 - Parcerias e meios de implementação
A criação dos núcleos empresariais está alinhada ao ODS 17 - Parcerias e meios de implementação. Criado em 2021, o Núcleo do Terceiro Setor é um dos primeiros núcleos do tipo em uma associação empresarial de Santa Catarina, reforçando o compromisso da Acic com a valorização das organizações sociais.
Deize Felisberto
Assessoria de Imprensa da Acic
Galeria de imagens:
Notícias relacionadas
Notícias
Geral
Encontro reforça o movimento “Morro dos Cavalos – Solução Já!”
Notícias
Geral
Geração de empregos no Sul do Estado mostra reação em outubro
Notícias
Geral
Na Acic, Governo do Estado anuncia investimentos para Criciúma
Notícias
Geral
Acic em Movimento discute a união entre diferentes gerações no trabalho