Notícias
Acic lança a campanha Morro dos Cavalos – Solução Já!
00:00:00 - 07/07/2025
Intuito do movimento é sensibilizar a comunidade, empresários, poder público e, com o apoio dos veículos de comunicação, viabilizar uma solução urgente para o gargalo na BR-101.
A construção de um ou dois túneis ou a implantação de um anel de contorno viário. Seja qual for a alternativa, a Associação Empresarial de Criciúma (Acic) defende que haja a definição de uma solução aos bloqueios na BR-101, na altura do Morro dos Cavalos, em Palhoça, e o início das obras tão logo seja possível.
Nesse sentido, a entidade lançou nesta segunda-feira, 7, a campanha de mobilização regional Morro dos Cavalos – Solução Já!, com o intuito de sensibilizar a comunidade do Sul catarinense, empresários e poder público, para que se encontre e viabilize uma solução de forma urgente. A iniciativa já conta com o apoio de veículos de comunicação com atuação no Sul do Estado.
“Há muitos anos se encontrou uma medida paliativa para o trecho, que virou temporária e está ficando definitiva. A Acic está levantando essa bandeira, para que possamos resolver esse problema, mas a campanha só terá sucesso se tivermos o engajamento de todos”, defende o presidente da entidade, Franke Hobold.
“Temos que mostrar que o Sul está unido e não vamos permitir que essa questão caia novamente no esquecimento”, endossa a vice-presidente da Acic, Grasiela da Silva Moretto.
A obra é considerada essencial não apenas para a segurança de quem trafega pela rodovia federal, mas também para a saúde e o bem-estar da população. O trecho, com tráfego intenso, está sujeito a bloqueios em condições climáticas adversas ou acidentes graves, dificultando o acesso a serviços de emergência, transporte de pacientes e atendimento médico, além de se transformar em um gargalo logístico que compromete a economia da região.
“Merecemos uma logística melhor e isso só se consegue com recursos. Os investimentos federais em Santa Catarina são muito pequenos, mas talvez possamos ter uma parceria entre o Governo do Estado e o Governo Federal para resolver essa situação”, aponta José Carlos Sprícigo, diretor da Acic e vice-presidente Regional Sul da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc).
A impossibilidade de transpor o segmento causa atrasos e aumenta os custos de transporte, causando impactos negativos para a indústria, como a perda de competitividade, para os serviços, como a cadeia produtiva do turismo, comprometendo o abastecimento de produtos e matérias-primas e dificultando o atendimento de urgências médicas.
Ações
A campanha prevê ações digitais, como postagens nas redes sociais, divulgação de vídeos com depoimentos de empresários e lideranças, uso de hashtags oficiais e disparos de e-mail marketing.
Assim como ações na mídia tradicional, que incluem spots de rádio, vídeos para televisão e YouTube, outdoors, painéis estratégicos, banners em portais de notícias e adesivos veiculares, e que contarão com o apoio e o engajamento dos veículos de comunicação da região.
Mobilização política
O movimento envolve também a mobilização das lideranças políticas, para que a obra entre no plano de ação do Governo Federal. Estão previstas a realização de reuniões com parlamentares e Ministério dos Transportes, entre outras ações.
Apoio
Além do apoio da agência Elo Comunicação e Marketing, que desenvolveu as peças publicitárias de forma voluntária, e dos veículos de comunicação, a campanha engloba inicialmente as associações empresariais de Araranguá (Aciva), Içara (ACII), Tubarão (ACIT), Orleans (ACIO) e Braço do Norte (Acivale).
Deize Felisberto
Assessoria de Imprensa da Acic
Galeria de imagens:
Notícias relacionadas
Notícias
Geral
Encontro reforça o movimento “Morro dos Cavalos – Solução Já!”
Notícias
Geral
Geração de empregos no Sul do Estado mostra reação em outubro
Notícias
Geral
Na Acic, Governo do Estado anuncia investimentos para Criciúma
Notícias
Geral
Acic em Movimento discute a união entre diferentes gerações no trabalho