Notícias
ExpoMais 2025: inteligência emocional, equilíbrio e propósito inspiram encerramento
00:00:00 - 24/09/2025
Palestras âncora e experiências interativas marcaram o último dia do evento, conectando inovação, bem-estar e protagonismo humano
A ExpoMais 2025 encerrou nesta quarta-feira, 24, sua nona edição com uma jornada de reflexões sobre protagonismo humano, propósito organizacional e o equilíbrio como alicerce para a alta performance. O encontro reuniu empresários, gestores, empreendedores, profissionais e estudantes na sede da Associação Empresarial de Criciúma (Acic).
Foram dois dias de networking e diversas atividades, com palestras âncora e experiências interativas ampliando o debate em torno do tema central deste ano: “Performance com Equilíbrio – O bem-estar como eixo de inovação e desempenho”.
O segundo dia iniciou com Daniel Keller, que destacou a centralidade das pessoas na construção de organizações sólidas e inovadoras. “A corrida pela alta performance tem nos feitos altamente distraídos, de nós mesmos e de quem está perto. Para conquistar resultados sustentáveis, devemos incluir um novo elemento: que as pessoas estejam bem”, afirmou Keller.
“Colocar as pessoas antes de tudo é um exercício para aprendermos a ser bons coadjuvantes, de não querermos os holofotes sobre nós o tempo todo e sim iluminar as outras pessoas. A gestão deve ser profissional, pode ser firme e focada em resultados, mas não pode deixar de ser humana”, acrescentou.
Cultura
Ainda tratando do aspecto humano, o ciclo de palestras teve sequência com Estevan Sartorelli, que apresentou como integrar cultura e propósito às estratégias corporativas. “Culturas fortes promovem engajamento dos colaboradores, satisfação dos nossos clientes, trazem reputação empresarial, fazem com que o concorrente fale bem de nós, gera rentabilidade e solidez”, pontuou.
“Propósito é aquilo que nos dá sentido, significado e importância na vida. E os nossos negócios precisam ter propósitos, entendendo que os propósitos são múltiplos, construídos e mutáveis”, completou Sartorelli.
Comportamento
Encerrando as atividades, a neurocientista Carla Tieppo trouxe insights sobre o papel do cérebro no equilíbrio humano. Usou exemplos de animais para ilustrar diferentes comportamentos humanos e a baixa produtividade no trabalho. “Todos nós temos pontos fracos, mas por que não fazemos aquilo que sabemos que é preciso fazer?”, questionou.
E apontou fatores que atrapalham a performance. “Nós liberamos dopamina sempre que temos a visão de que um comportamento ou ação vai trazer o resultado almejado. É o que nos dá a força de realizar. Mas a dopamina virou vilã, coaptada pelos vícios, como os vícios em tela”, exemplificou.
Programação
Além da programação de palestras, a nona edição contou com o ExpoIdeas, o Espaço Connex e o Momento SCGás, durante o qual o diretor presidente da companhia, Otmar Müller, apresentou oportunidades que o gás natural representa para a economia local.
Uma das novidades do evento foi a interação com a Vera, assistente virtual que utilizou inteligência artificial para aproximar os participantes da experiência, atuando como uma espécie de guia.
Avaliação
Para a coordenadora do projeto e curadora de conteúdo e experiências da ExpoMais, Danielle Zabotti, a nona edição cumpriu seu papel de entregar conhecimento, conexões e inovação.
“A ExpoMais 2025 foi um encontro de múltiplas dimensões: tivemos conteúdos de alto nível com palestrantes nacionais, experiências práticas que provocaram novas formas de pensar e a oportunidade de criar conexões valiosas entre diferentes setores”, considera.
“As discussões em torno do tema central mostraram que é possível unir bem-estar e performance. Além disso, a estreia da Vera trouxe um diferencial inovador, tornando a jornada do participante ainda mais personalizada e interativa. O saldo é de um evento que inspira, conecta e transforma”, avalia Julita Volpato, diretora executiva da Acic e coordenadora da equipe de cocriação.
A ExpoMais é cocriada por Acic, CDL de Criciúma, Prefeitura de Criciúma, IFSC (Campus Criciúma), Satc, Sebrae, Senac, Sesi/Senai, Unesc e Unibave. A edição 2025 foi apresentada por Sicredi e Saúde São José, com apoio de ABRH Sul Catarinense, ACI e Acaert.
Andréia Limas
Deize Felisberto
Assessoria de Imprensa ExpoMais
Galeria de imagens:
Notícias relacionadas
Notícias
Geral
Encontro reforça o movimento “Morro dos Cavalos – Solução Já!”
Notícias
Geral
Geração de empregos no Sul do Estado mostra reação em outubro
Notícias
Geral
Na Acic, Governo do Estado anuncia investimentos para Criciúma
Notícias
Geral
Acic em Movimento discute a união entre diferentes gerações no trabalho