Notícias
ExpoMais provoca reflexões sobre longevidade profissional e gestão criativa nos negócios
00:00:00 - 25/09/2025
No ExpoIdeas, especialistas destacaram propósito e inovação como forças para transformar o trabalho
As conversas do ExpoIdeas, durante a ExpoMais 2025, trouxeram duas perspectivas complementares sobre o futuro do trabalho intergeracional e os caminhos criativos para potencializar negócios. Cris Barata e Daiane Nazário compartilharam experiências e reflexões que envolveram o público, discutindo desde o impacto da longevidade profissional até a importância do propósito e da inovação.
A empreendedora e coach executiva Cris Barata destacou a transformação demográfica pela qual o Brasil está passando, com aumento na expectativa de vida e mudanças na pirâmide etária. Ela ressaltou que até 2030 o país terá mais pessoas acima de 60 anos do que crianças até 14 anos. “A grande sabedoria é nós sabermos conviver com essa diferença etária”, afirmou.
Para Cris, a longevidade profissional é uma oportunidade para que cada pessoa continue ativa fazendo o que gosta. Ela citou o conceito de “geração T”, que representa todas as gerações que convivem juntas pela primeira vez no mercado de trabalho e que precisam aprender a viver em constante aprendizado. “O pior etarismo é o autoetarismo, ou seja, a pessoa achar que está velha demais para continuar aprendendo”, completou.
Gestão criativa para potencializar negócios
A estilista e empresária Daiane Nazário compartilhou sua trajetória à frente da SNR Estilo e Decor Têxtil, que passou de uma produção em garagem para se tornar fornecedora de decoração para o Big Brother Brasil. Para ela, o que sustenta a presença da marca em grandes projetos é o propósito.
“Seja apaixonado pelo seu negócio. Isso para mim é fundamental, porque empreender é muito desafiador, muito difícil. A gente passa por altos e baixos constantemente. Mas o que me faz querer continuar? Porque sou apaixonada pelo meu negócio”, disse.
Daiane explicou que a gestão criativa é uma forma de estimular times a surpreender positivamente, trazer inovação e se reinventar sempre que necessário. Segundo ela, a visão do time deve ser intraempreendedora, ou seja, atuar como se o negócio fosse seu, criando caminhos e buscando oportunidades de prosperar.
Transformação e propósito em foco
As duas falas se complementam ao destacar que o futuro do trabalho não depende da idade, mas do propósito, e que negócios criativos exigem times engajados e dispostos a se reinventar. O ExpoIdeas reforçou que o aprendizado contínuo e a paixão pelo que se faz são motores essenciais para enfrentar os desafios de um mercado cada vez mais dinâmico.
Amanda Ludwig
Deize Felisberto
Assessoria de Imprensa da Acic e da ExpoMais
Galeria de imagens:
Notícias relacionadas
-
Notícias
Geral
Encontro reforça o movimento “Morro dos Cavalos – Solução Já!”
-
Notícias
Geral
Geração de empregos no Sul do Estado mostra reação em outubro
-
Notícias
Geral
Na Acic, Governo do Estado anuncia investimentos para Criciúma
-
Notícias
Geral
Acic em Movimento discute a união entre diferentes gerações no trabalho