Notícias
ExpoMais provoca reflexões sobre longevidade profissional e gestão criativa nos negócios
00:00:00 - 25/09/2025
No ExpoIdeas, especialistas destacaram propósito e inovação como forças para transformar o trabalho
As conversas do ExpoIdeas, durante a ExpoMais 2025, trouxeram duas perspectivas complementares sobre o futuro do trabalho intergeracional e os caminhos criativos para potencializar negócios. Cris Barata e Daiane Nazário compartilharam experiências e reflexões que envolveram o público, discutindo desde o impacto da longevidade profissional até a importância do propósito e da inovação.
A empreendedora e coach executiva Cris Barata destacou a transformação demográfica pela qual o Brasil está passando, com aumento na expectativa de vida e mudanças na pirâmide etária. Ela ressaltou que até 2030 o país terá mais pessoas acima de 60 anos do que crianças até 14 anos. “A grande sabedoria é nós sabermos conviver com essa diferença etária”, afirmou.
Para Cris, a longevidade profissional é uma oportunidade para que cada pessoa continue ativa fazendo o que gosta. Ela citou o conceito de “geração T”, que representa todas as gerações que convivem juntas pela primeira vez no mercado de trabalho e que precisam aprender a viver em constante aprendizado. “O pior etarismo é o autoetarismo, ou seja, a pessoa achar que está velha demais para continuar aprendendo”, completou.
Gestão criativa para potencializar negócios
A estilista e empresária Daiane Nazário compartilhou sua trajetória à frente da SNR Estilo e Decor Têxtil, que passou de uma produção em garagem para se tornar fornecedora de decoração para o Big Brother Brasil. Para ela, o que sustenta a presença da marca em grandes projetos é o propósito.
“Seja apaixonado pelo seu negócio. Isso para mim é fundamental, porque empreender é muito desafiador, muito difícil. A gente passa por altos e baixos constantemente. Mas o que me faz querer continuar? Porque sou apaixonada pelo meu negócio”, disse.
Daiane explicou que a gestão criativa é uma forma de estimular times a surpreender positivamente, trazer inovação e se reinventar sempre que necessário. Segundo ela, a visão do time deve ser intraempreendedora, ou seja, atuar como se o negócio fosse seu, criando caminhos e buscando oportunidades de prosperar.
Transformação e propósito em foco
As duas falas se complementam ao destacar que o futuro do trabalho não depende da idade, mas do propósito, e que negócios criativos exigem times engajados e dispostos a se reinventar. O ExpoIdeas reforçou que o aprendizado contínuo e a paixão pelo que se faz são motores essenciais para enfrentar os desafios de um mercado cada vez mais dinâmico.
Amanda Ludwig
Deize Felisberto
Assessoria de Imprensa da Acic e da ExpoMais
Galeria de imagens:
Notícias relacionadas
Notícias
Geral
Encontro reforça o movimento “Morro dos Cavalos – Solução Já!”
Notícias
Geral
Geração de empregos no Sul do Estado mostra reação em outubro
Notícias
Geral
Na Acic, Governo do Estado anuncia investimentos para Criciúma
Notícias
Geral
Acic em Movimento discute a união entre diferentes gerações no trabalho