Notícias
ExpoMais provoca reflexão sobre ambientes de trabalho saudáveis e futuro sustentável
00:00:00 - 29/09/2025
Especialistas reforçaram que empresas podem unir bem-estar, eficiência e responsabilidade ambiental
Entre números, prazos e metas, o cuidado com as pessoas e com o planeta ganhou espaço na ExpoMais. Profissionais e visitantes foram convidados a pensar em como o equilíbrio emocional e a sustentabilidade podem caminhar lado a lado, mostrando que é possível unir bem-estar, produtividade e responsabilidade social em cada decisão tomada dentro e fora das empresas.
A psicóloga e mestre em Psicologia Organizacional Daniela Zanatta foi uma das convidadas do ExpoIdeas, espaço de troca de experiências da ExpoMais. Na palestra “Produtividade e Saúde Mental: o equilíbrio entre resultado e bem-estar”, ela abordou os desafios enfrentados por profissionais e empresas na construção de ambientes de trabalho saudáveis.
Segundo Daniela, a ansiedade já é a terceira causa de afastamento de pessoas do trabalho e, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), tende a se tornar a primeira até 2030. Para ela, mais do que números alarmantes, esse cenário representa uma oportunidade para empresas, líderes e profissionais de RH criarem ambientes de acolhimento.
“A pergunta que norteia o meu trabalho é: como a gente faz para construir ambientes de trabalho cada vez mais seguros e saudáveis?”, destacou em sua fala.
A psicóloga reforçou que o trabalho pode ser um elemento protetivo na vida das pessoas e que saúde mental está ligada à forma como lidamos com as emoções e mudanças ao longo do dia. “Assim como desenvolvemos competências técnicas e profissionais ao longo da vida, também podemos aprender e desenvolver recursos para lidar melhor com os fatores estressores”, completou.
Cadeia produtiva mais sustentável
No ExpoIdeas, o engenheiro químico Felipe Domingues apresentou a palestra “Sustentabilidade de Ponta a Ponta: Conectando Setores, Gerando Valor”. Com MBA em Gestão e Tecnologias Ambientais pela Poli-USP, especialização em Polímeros pelo IMA-UFRJ e atualmente cursando Física no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Felipe compartilhou sua experiência e visão sobre como integrar diferentes setores em prol da inovação sustentável.
Ele apresentou reflexões sobre os processos da cadeia de suprimentos, destacando casos práticos e a importância de tornar cada etapa mais eficiente e sustentável. Em sua apresentação, Domingues provocou os participantes a refletirem sobre o impacto de suas escolhas e sobre como cada setor pode contribuir para garantir um futuro mais equilibrado para o planeta.
Amanda Ludwig
Deize Felisberto
Assessoria de Imprensa da Acic e da ExpoMais
Galeria de imagens:
Notícias relacionadas
Notícias
Geral
Encontro reforça o movimento “Morro dos Cavalos – Solução Já!”
Notícias
Geral
Geração de empregos no Sul do Estado mostra reação em outubro
Notícias
Geral
Na Acic, Governo do Estado anuncia investimentos para Criciúma
Notícias
Geral
Acic em Movimento discute a união entre diferentes gerações no trabalho