Notícias
Acic participa de apresentação do cronograma de obras no aeroporto de Jaguaruna
00:00:00 - 04/11/2025
Encontro promovido na sede da Acit, em Tubarão, contou com a presença do presidente da Acic, Franke Hobold, de lideranças empresariais, do secretário estadual Beto Martins, da Facisc e de representantes da concessionária
O presidente da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), Franke Hobold, participou nessa segunda-feira, 3, da reunião promovida pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), em parceria com a Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias do Estado, para a apresentação de obras previstas para o Aeroporto Regional Sul, de Jaguaruna.
Realizado na sede da Associação Empresarial de Tubarão (Acit), o encontro reuniu lideranças empresariais e políticas da região Sul para a apresentação do cronograma de ações e investimentos previstos na parceria público-privada que marca a nova fase de concessão do Aeroporto Humberto Ghizzo Bortoluzzi.
“Defendemos o fortalecimento do aeroporto há muito tempo, junto com a Acit e outras associações empresariais da nossa região, e temos visto progressos. Estamos hoje com 12 voos semanais, algo que não imaginávamos há um ano. Nas últimas semanas tive oportunidade de viajar por Jaguaruna e o que vimos são voos cheios, abrindo a possibilidade de se deslocar para diferentes pontos do país”, enalteceu Hobold.
Durante a reunião, o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, apresentou detalhes sobre a transição para a nova concessionária e reforçou o papel do Estado como fiscalizador do contrato.
“Esse encontro teve o objetivo de mostrar como a transição está acontecendo. É importante que todos entendam que, a partir de janeiro, as tratativas sobre o aeroporto terão que ser com a concessionária. O Estado passa a ser um agente fiscalizador, porque temos um contrato e vamos exigir que seja cumprido. As obras estão previstas dentro de um cronograma que está estabelecido em contrato”, salienta o secretário.
Obras estruturais a partir de 2027
O Consórcio Regional Sul Airport, vencedor da licitação, apresentou o cronograma de ações que prevê investimentos ambientais a partir de 2026 e obras estruturais no terminal de passageiros em 2027.
“Da mesma forma que a sociedade espera pelos avanços com relação ao aeroporto, esta gestão também anseia por resultados para todos, desde as empresas envolvidas até a comunidade. Sabemos do grande potencial e trabalharemos para atender as expectativas”, afirma Eglon Buraseska, CEO do consórcio.
Diante da previsão, o presidente Franke Hobold evidenciou a necessidade de ações imediatas para aprimorar o atendimento aos usuários. “Pelo cronograma, vimos que a previsão de obras no terminal de passageiros é para 2027, podendo operar a partir do ano seguinte. Uma das propostas que apresentamos para a concessionária foi a adoção de medidas paliativas na melhoria dos serviços em um prazo mais curto”, reitera.
Avaliação
O presidente da Acit, Alexsandro da Cruz Barbosa, evidenciou a importância do diálogo e da articulação regional em torno do tema. “Este encontro foi muito importante para trazer esclarecimentos à sociedade, que tem tantas expectativas com o desenvolvimento a partir do aeroporto. Esta é uma causa de anos que envolve as associações empresariais do Sul e que, sabemos, trará grande impacto no desenvolvimento de toda a região”, avalia.
"Saímos do encontro esperando os próximos passos e os encaminhamentos que o consórcio fará dentro do que está proposto. Seguiremos acompanhando o processo, como tem sido até aqui", completa o vice-presidente regional Sul da Facisc, Pedro Kuesnicow.
Com informações de Elke Schuch Borges
Assessora de Comunicação da Acit Tubarão
Deize Felisberto
Assessoria de Imprensa da Acic
Galeria de imagens:
Notícias relacionadas
Notícias
Geral
Encontro reforça o movimento “Morro dos Cavalos – Solução Já!”
Notícias
Geral
Geração de empregos no Sul do Estado mostra reação em outubro
Notícias
Geral
Na Acic, Governo do Estado anuncia investimentos para Criciúma
Notícias
Geral
Acic em Movimento discute a união entre diferentes gerações no trabalho