Notícias
Diretoria da Acic retoma atividades com foco no desenvolvimento regional
10:30:00 - 10/02/2026
Bandeiras defendidas pela entidade e investimentos no Aeroporto Regional de Jaguaruna pautaram o encontro
A diretoria da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) retomou suas atividades na noite dessa segunda-feira, dia 9, com a realização da primeira reunião do ano. O encontro contou com a participação de Eglon Buraseska, CEO do Consórcio Regional Sul Airport, empresa responsável pela administração do Aeroporto Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna.
Durante a reunião, a diretoria da Acic também reforçou as principais bandeiras da atual gestão, que segue para o segundo ano do mandato 2025–2027.
“Tivemos uma participação ativa e representativa em ações importantes para a nossa região. A Acic vem se fortalecendo cada vez mais como uma referência na representação da comunidade empresarial, defendendo pautas essenciais para o desenvolvimento regional”, ressalta o presidente da Acic, Franke Hobold.
Entre os destaques está o movimento em busca da solução para o Morro dos Cavalos, gargalo logístico da BR-101, em Palhoça. Em julho do ano passado, a Acic lançou a campanha Morro dos Cavalos – Solução Já!, com o objetivo de sensibilizar a comunidade, empresários, poder público e, com o apoio dos veículos de comunicação, viabilizar uma solução urgente para o trecho.
No último dia 28 de janeiro, o ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou em Santa Catarina a construção de dois túneis no local. A expectativa é que a implantação comece ainda neste ano, com conclusão prevista até o final de 2028.
Também estão entre as prioridades da entidade melhorias em rotas alternativas à rodovia federal, como o asfaltamento da SC-108, entre Anitápolis e Santa Rosa de Lima, e da SC-435, entre São Martinho e São Bonifácio, além da manutenção do trecho atual do Morro dos Cavalos.
Infraestrutura regional
Na infraestrutura regional, a Acic acompanha a conclusão e revitalização total do Anel de Contorno Viário de Criciúma e a finalização da SC-108 nos trechos Urussanga–Cocal do Sul, Contorno Viário e Cocal do Sul–Criciúma. O fomento à criação de novas áreas industriais também permanece como pauta estratégica.
Educação e novos investimentos
Na área de educação profissionalizante, a entidade dará continuidade aos movimentos já em andamento, assim como ao trabalho conjunto com o Poder Executivo para promover Criciúma e atrair novos investimentos. O apoio às empresas diante da Reforma Tributária e a internacionalização dos negócios seguem entre as prioridades. Também está prevista a participação da entidade em duas missões internacionais em 2026.
A diretoria ainda reforçou as melhorias já realizadas na infraestrutura da sede da Acic, além de outras que estão programadas, com o objetivo de qualificar ainda mais os serviços oferecidos aos associados e à comunidade.
Pleitos da classe empresarial
A reunião também marcou o início das discussões da diretoria para a definição dos pleitos da classe empresarial a serem apresentados aos candidatos nas eleições deste ano.
Aeroporto Regional
Uma das principais bandeiras de infraestrutura defendidas pela Acic, o aeroporto receberá uma série de investimentos previstos na parceria público-privada que marca a nova fase de concessão do terminal. O Consórcio Regional Sul Airport será responsável pela administração do aeroporto pelos próximos 30 anos e prevê investimentos que podem ultrapassar R$ 70 milhões ao longo desse período.
Conforme apresentado pelo CEO do Consórcio Regional Sul Airport, Eglon Buraseska, a partir deste ano terão início os investimentos ambientais. Já as obras estruturais no terminal de passageiros estão previstas para iniciar em 2027.
O projeto contempla, ainda, a construção de um condomínio aeronáutico, que permitirá a instalação de hangares para a aviação executiva, além da ampliação da estrutura para o transporte de cargas.
“Nossa ideia é conectar o aeroporto ao Porto de Imbituba e à BR-101, tornando o equipamento uma mola propulsora do desenvolvimento e um protagonista regional nesse sentido”, afirma Buraseska.
O fortalecimento do aeroporto é uma pauta histórica da Acic. “Defendemos o fortalecimento dessa estrutura há muito tempo. Somente no último ano participamos de diversas reuniões em Florianópolis e Tubarão para garantir que o aeroporto recebesse a atenção que merece. Seguiremos acompanhando de perto todo esse processo, como temos feito até agora, por se tratar de um equipamento de suma importância para o desenvolvimento da região”, considera o presidente da Acic.
Deize Felisberto
Assessoria de Imprensa da Acic