Publicações A ACIC - Pronunciamentos do Presidente

19/04 - Artigo publicado no Diário Catarinense

Pronunciamentos do Presidente
Publicações

Data 19/04/2017 Texto ACIC Compartilhe
19/04 - Artigo publicado no Diário Catarinense

A Educação pelo Esporte

 

César Smielevski
Presidente da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) 

 

Em sua defesa, a educação é debatida sob os mais variados pontos de vista, modelos e, infelizmente, também por interesses corporativos. Via de regra, questões pedagógicas, incluída a docência, e curriculares, monopolizam as discussões em torno do assunto, esgotando-se nelas a base da solução que toda a sociedade brasileira espera, que é preparar a juventude brasileira para os desafios pessoais e profissionais.

 

A importância do esporte nas escolas, na minha ótica, aspecto fundamental para o objetivo pretendido, está sendo negligenciada neste fórum, e isso, tenho certeza, terá consequência direta na qualidade da formação dos nossos jovens em idade escolar. Se queremos habilitar nossos alunos para uma realidade em que a competição é inerente, o esporte, praticado de forma sadia, orientada, em boas instalações e com alimentação adequada, possui elementos valiosos para o amadurecimento e, consequentemente, para o bem dos seus futuros. Nas modalidades individual ou coletiva, a preparação é companheira da vitória, assim como o sucesso profissional, que nunca é gratuito, exige o mesmo pré-requisito, que por sua vez requer muita disciplina, caracterizada nos treinamentos. Respeitando as regras, o objetivo de ganhar que fundamenta qualquer esporte, condicionaria nossos estudantes à vida pós escolar, onde a disputa é eterna e cada vez maior, seja na obtenção de um estágio, no vestibular, na vaga por um trabalho, para manter-se empregado, como empresário. Diferentemente das novelas, na vida real as vitórias são caras e, por experiências vividas pelo esporte no qual a derrota é componente integrante do jogo, nossos estudantes estarão futuramente melhores preparados para lidar com as frustações.

 

As dificuldades comuns da vida, serão encaradas como etapas que deverão ser superadas em vista de um objetivo maior. Ou seja, a autoestima e a confiança estarão fortalecidas e suas personalidades preparadas para as exigências de uma sociedade que, assim como no esporte, exige readaptações instantâneas à medida que as situações variam.