Publicações A ACIC - Pronunciamentos do Presidente

EXPOMAIS: conhecimento e disruptura

Pronunciamentos do Presidente
Publicações

Data 24/10/2017 Texto ACIC Compartilhe
EXPOMAIS: conhecimento e disruptura

César Smielevski
Presidente da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) 
 

O desenvolvimento que buscamos para o nosso país é pressuposto da inteiração entre a geração do conhecimento e o setor produtivo. Essa tese, usual em discursos, mas ausente em fatos, é verdadeira nos países tecnológica e economicamente desenvolvidos que, em determinado momento de suas histórias, investiram na aproximação de quem ensina com quem produz.
 

Há unanimidade quanto aos benefícios dessa união, porém, provocar a sinergia entre organizações detentoras do conhecimento e as empresas, parceria inexistente no DNA de formação da nossa nação, é tarefa que exige a participação da sociedade civil organizada, desde que o estado federativo mostra-se ineficiente nessa ação estratégica.


O EXPOMAIS “Encontro Sul Brasileiro de Marketing, Administração, Inovação e Sinergia” que acontece nos dias 25 e 26 de outubro em Criciúma, é prova inconteste que é possível compartilhar conhecimentos em prol do desenvolvimento. Nele, nove instituições de ensino superior e entidades empresariais, uniram-se para disseminar o que de mais inovador nos eixos temáticos do evento. As informações que dele resultarão, serão aproveitadas por aqueles que preparam-se para o futuro, onde só a disruptura garantirá a competitividade num cenário cujo qual a instabilidade é a única certeza.

Aos estudantes, o EXPOMAIS apresentará o que esse mesmo futuro requer dos profissionais, conferindo-lhes reais vantagens antes de entrarem no mercado de trabalho. Nesses dois dias de muito trabalho, com atividades paralelas e palestras âncoras de profissionais referências em suas respectivas áreas, vamos nos permitir ao novo, abrindo nossas mentes para o inusitado.

A segunda edição do EXPOMAIS, é a consolidação de um movimento, cujo qual protagonistas do desenvolvimento econômico e social, unem-se, reavaliam conjuntamente suas práticas e apresentam à sociedade as atuais conjunturas, inclusive as de caráter comportamental. Isto porque, com o advento da inteligência artificial, o maior desafio é readequar nossa postura à nova realidade.