Publicações A ACIC - Pronunciamentos do Presidente

A transformação do Sul de Santa Catarina

Moacir Dagostin
Presidente da Associação Empresarial de Criciúma

Fundamentado historicamente nos segmentos de mineração, cerâmica, metalmecânico, química, plástico descartável, agricultura e confecção, o sul de Santa Catarina, por força da atual conjuntura, passa por uma importante transformação, com consequência direta em seu desenvolvimento socioeconômico. O empreendedorismo, peculiaridade inerente à colonização da região, alcança seu mais elevado nível caracterizado na excelência gerencial das empresas consolidadas e no surgimento de novos segmentos, nacionalmente reconhecidos.

Por consequência, é notório o incremento das atividades ligadas ao comércio e prestação de serviço, com vários equipamentos relacionados ao setor terciário sendo inaugurados recentemente. Um conjunto de fatores proporcionou esse fenômeno, porém, classifico como preponderante, a qualidade das instituições de ensino aqui instaladas. Em sintonia com os anseios da juventude e próximas do setor produtivo, estão remodelando suas práticas de transferência de conhecimento para melhor estimular o talento e inseri-lo na sociedade, seja pelo mercado de trabalho ou pela abertura de novas empresas.

A partir da sintonia dessas instituições com o advento da nova economia, foi possível desenvolver regionalmente um ambiente de promoção à inovação e, na sua esteira, diversas empresas startups, gerando produtos e serviços de alto valor agregado. A qualidade de vida, expressa nas inúmeras alternativas de lazer e nos índices satisfatórios de violência, aliada a realização na última década de importantes obras estruturantes, completam as forças impulsionadoras deste novo momento do sul de Santa Catarina.

Diante disso, nosso maior compromisso é tornar esse período estável e contínuo. Toda a sociedade sul catarinense deve unir forças em competência coletiva para ampliar os efeitos dessa oportunidade e, principalmente, divulgar esse fabuloso cenário para que novos investimentos aportem em nossa região.